II.SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA MATEMÁTICA COMO EIXO TRANSVERSAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
RESUMO
Os eixos transversais incluídos nos programas de estudo contêm uma filosofia de compromisso social que permite promover e melhorar o desenvolvimento sustentável do planeta através da integração de políticas de gestão ambiental e de inclusão social, promovendo a participação dos alunos e uma formação integral que os incentive a serem socialmente responsável pelo meio ambiente e consciente do meio ambiente.
Desde os seus primórdios, a matemática acompanhou o desenvolvimento humano, foram propostas e publicadas grandes teorias e leis que determinam o curso da história e são necessárias para compreender, descrever e prever o meio ambiente a nível social e cultural. Nos tempos atuais, a matemática está presente, se falarmos da criação e desenvolvimento de tecnologias cotidianas como celulares, computadores e softwares.
A base desta proposta didática é apresentar a matemática e o meio ambiente juntos, para promover a conscientização sobre os problemas que afetam a natureza e o meio ambiente causados pelo consumo e pelos resíduos que são gerados. É implementada no Nível Secundário Superior na aprendizagem de Geometria Analítica. unidade, são integradas equações e estimativas do impacto do consumo atual e dos efeitos causados por cada indivíduo no planeta, é levantada a necessidade de mudança de uma cultura consumista para uma que promova o consumo responsável. e a necessidade de cuidar do meio ambiente .
Download Statistics
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
meio Ambiente; matemática; geometria analítica; Educação.
Arenas, R. (2009). Actitud de los estudiantes de educación de la universidad Autónoma Juan Misael Saracho hacia la educación ambiental. [Tesis de doctorado] Repositorio Universidad de Sevilla. http://tesis.com.es/documentos/actitud-estudiantes-universidad-autonoma-juan-misael-saracho-educacion-ambiental/
Bendala M. y Pérez, J. (2004) Educación Ambiental: Praxis Científica y Vida Cotidiana, Descripción de un proyecto. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 1, 233-239.
González E. (2008) La Educación Ambiental en México Ante los Retos de la Cumbre Sobre el Desarrollo Sustentable. Revista de Vinculación y Ciencia, 10(4), 50-72.
Sánchez-Domínguez, J. P. (2009). El deseo en psicoanálisis y su registro imaginario. Revista de psicoanálisis y estudios culturales, (10).
Velásquez, S. y Jairo, A. (2009). La transversalidad como posibilidad curricular desde la educación ambiental. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 5(2), 29-44. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134116861003