XXXIII. EDUCAÇÃO MUSICAL AO ALCANCE DE TODOS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido devido a um problema de lateralidade apresentado nos estudantes da Escola Normal Superior Santiago de Tunja.
estudantes da Escola Normal Superior Santiago de Tunja, onde, como primeiro passo, foi enfatizado o gosto dos estudantes pela música como uma arte.
o gosto dos estudantes pela música como forma de arte foi enfatizado, dado que a percussão corporal é uma forma de fazer música de uma maneira divertida.
é uma forma de fazer música de uma maneira divertida, e por esta razão, foi decidido implementar o
projeto Percussão Corporal, Educação Musical Dentro do Alcance de Todos, para alunos das séries 5-03 do ensino fundamental.
série 5-03 da escola primária.
É uma pesquisa de ação, com uma abordagem qualitativa; trabalhamos com um número de 22 estudantes, nos quais as ferramentas utilizadas foram
22 estudantes, onde as ferramentas utilizadas para coletar informações foram um teste de diagnóstico e oito oficinas.
teste de diagnóstico e oito oficinas, nas quais o objetivo era que os alunos aprendessem terminologia musical que os ajudasse a
terminologia musical que os ajudaria em seu processo.
Como resultado, os alunos aprenderam a lógica musical e o valor das figuras de duração musical por meio de gráficos.
de duração musical por meio de gráficos, implementando o método BAPNE, necessário para o desenvolvimento de figuras musicais
para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da análise numérica, bem como para o trabalho de sua direcionalidade auditiva.
Eles também trabalharam em sua direcionalidade auditiva, pois é necessário ouvir os outros a fim de alcançar os conjuntos. O
A música sempre foi uma forma de expressão para os seres humanos.
Durante toda a aula, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer sons e associá-los a diferentes emoções.
emoções, desta forma os instrumentos de coleta de informações foram feitos em função da música e não em
o corpo era o instrumento musical para este processo, e os alunos tiveram a possibilidade, durante toda a aula, de aprender sobre os sons e associá-los a diferentes emoções.
Download Statistics
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Lateralidade, Percussão Corporal, Música, Corpo
cognición. Obtenido de https://www.sibetrans.com/trans/articulo/175/los-cuerposde-la-musica-introduccion-al-dossier-musica-cuerpo-y-cognicion
DURAN, J. A. (2016). La percusión corporal, desde el método BAPNE, una estrategia para
la vivencia musical y el fortalecimiento de competencias de ciudadanos en
construcción . Obtenido de
http://repositorio.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/1586/TE11607.pdf?sequence=1&isAllowed=y
E. A.Trives-Martínez1, G. V.-N. (s.f.). Percusión corporal y los métodos didácticos
musicales. Obtenido de
https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://rua.ua.es/dspace/bitstream/100
45/44152/1/2013-XI-Jornadas-Redes-131.pdf
Gialdino, I. V. (2006). Estrategias, investigación cualitativa . Obtenido de
https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/44053467/Estrategias_de_Inve
stigacion_cualitativa_Capitulo_1.pdf?response-contentdisposition=inline%3B%20filename%3DEstrategias_de_investigacion_cualitativa.p
df&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Creden
González, A. I. (7 de Diciembre de 2020). Composición mucical, nuevas tegnologías y
educación. Obtenido de Lima Educación y Deportes:
https://www.youtube.com/watch?v=o0hjmTIjhqM
Huete, C. (4 de Junio de 2007). Obtenido de http://www.youtube.com/v/k4O9cHv0c30"
width="400" height="330" wmode="transparent
Gonzalez , A (7 de Diciembre de 2020). Composición musical, nuevas tegnologías y
educación. . (ponencia). X Lima Educación y Deportes:
https://www.youtube.com/watch?v=o0hjmTIjhqM
J, R. (Septiembre de 2013). Obtenido de http://www.percusioncorporal.com/index.php/es/
Mercedes, A., Piñero, M., & Lourdes, M. (Agosto de 2008). Obtenido de
https://www.redalyc.org/pdf/761/76111892006.pdf
Naranjo, J. F. (2012). Percusión corporal y lateralidad. Método BAPNE. Música y
Educación.
Naranjo, J. F. (2012). Percusión corporal y lateralidad. Método BAPNE. Música y Educación
. 30 - 51.
Pons-Terrés, J. M., Romero-Naranjo, A. A., Romero-Naranjo, F. J., Crespo-Colomino, N.,
& Liendo-Cárdenas, A. (s.f.). Obtenido de
https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/41914/1/2014_XII_Jornadas_Redes_79.pd
f
Porto, J. P., & Merino, M. (2019). Obtenido de https://definicion.de/ensamble/
Romero, J. (Septiembre de 2013). Obtenido de
http://www.percusioncorporal.com/index.php/es/
Gardner, H. (2005). La teoría de las inteligencias múltiples . Obtenido de
https://psicowebcchn.net/wp-content/uploads/LA-TEORIA-DE-LASINTELIGENCIAS-MULTIPLES.pdf