XXXVII. SÍNDROME DE BURNOUT, SEU IMPACTO SOBRE SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, BUCARAMANGA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, BUCARAMANGA (COLÔMBIA)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo a seguir apresenta os resultados obtidos a partir da pesquisa realizada sobre as conseqüências da Síndrome de Burnout e sua incidência na prática dos professores.
sobre as conseqüências da Síndrome de Burnout e sua incidência na prática dos professores universitários.
professores universitários. O principal objetivo do estudo era determinar o impacto da Síndrome de Burnout na prática dos professores da
o impacto da síndrome de burnout na prática dos professores da Faculdade de Ciências Sociais, Humanidades e Artes de uma instituição de ensino superior,
Humanidades e Artes de uma instituição de ensino superior em Bucaramanga, Colômbia.
A metodologia era de natureza mista, com um escopo descritivo; a população consistia em
os professores da Faculdade de Ciências Sociais, Humanidades e Artes, para os quais o primeiro instrumento foi
A população era composta por professores da Faculdade de Ciências Sociais, Humanidades e Artes, aos quais foi aplicado o primeiro instrumento para a coleta de informações.
Questionário de queima por meio de um formulário Google, com base nesta aplicação, foi obtida uma amostra de trinta e dois professores.
Foi obtida uma amostra de trinta e dois professores, que foram escolhidos de acordo com os critérios de seleção previamente estabelecidos.
A partir deste número, a amostra foi sedimentada até que os professores foram escolhidos, que eram então
A amostra foi então sedimentada para selecionar os professores aos quais o segundo instrumento de coleta de dados, uma entrevista semi-estruturada, foi aplicado.
O segundo instrumento de coleta de informações, uma entrevista semi-estruturada de doze perguntas, foi aplicado a elas.
O segundo instrumento de coleta de dados, uma entrevista semi-estruturada de doze perguntas, foi utilizado para obter as percepções dos professores sobre a síndrome de burnout.
Estas percepções revelaram que, embora não soubessem da síndrome, desenvolveram sua sintomatologia,
especificamente desde a mudança de modalidade devido à pandemia, o que os levou a considerar
considerar abandonar seus empregos e/ou sofrer de episódios de amnésia retrógrada.