##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juan Carlos Valderrama Cárdenas

Resumo

O presente estudo baseia-se nos recursos comunicativos na relação aluno-professor, especialmente na construção do discurso falado na interacção, tendo em conta práticas que podem favorecer a compreensão mútua; baseou-se na ideia de que as mãos reflectem o conteúdo do pensamento. O objectivo era descobrir as implicações da "manipulação" dos gestos das mãos no discurso de 20 estudantes universitários.
Os participantes foram apresentados com uma cena de um desenho animado e foi-lhes pedido que recontassem a história a outro participante que não conhecesse a cena:
(a) recontagem livre e (b) recontagem onde o uso de gestos é encorajado. Todas as aplicações foram realizadas com uma câmara frontal e os vídeos foram codificados com ELAN; o critério de marcação era que o gesto fosse co-expressivo ao discurso e que a trajectória fosse bem definida. Verificou-se que na situação livre a narração é mais curta e de menor complexidade; na situação de favorecer os gestos é utilizado um maior número de frases e palavras gestuais. Em conclusão, argumenta-se que a comunicação na educação é reforçada pela utilização de recursos verbais e não verbais, o que tem implicações para o professor e o aluno na ilustração-transmissão de ideias e conceitos.

Download Statistics

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Keywords
References
Citation Format
Seção